24 maio 2011

CINE MIRANTE PRIVILEGIA CINEMA NACIONAL E INOVA COM ESPAÇO DE EXIBIÇÃO




O Espaço de exibição é amplo e confortável.
Para os que sempre sentiram falta de um espaço para a sétima arte na cidade, a notícia é boa. Resende Costa conta agora com uma sessão de cinema semanal exibida na Biblioteca Municipal todo domingo, às 20:00h.  O público, basicamente composto pelos recém-saídos da missa na Matriz Nossa Senhora da Penha de França tem se mostrado assíduo, o que mostra que a atividade fazia mesmo falta na agenda do resende-costense.
A iniciativa partiu de Solange Daher, que avisada sobre o projeto Cine Mais Brasil, elaborou um projeto e inscreveu o município de Resende Costa que, mais tarde, ficou entre os que seriam beneficiados. Participaram cidades com até 15 mil habitantes e os escolhidos receberam equipamentos de ponta e treinamento para as exibições.
O espaço para exibição não é grande como o das grandes salas de exibição. Entretanto, não deixa nada a desejar no que compete à qualidade de som e imagem. Há espaço para cerca de trinta pessoas e poltronas confortáveis bem dispostas num espaço planejado (como tudo no prédio da Biblioteca Municipal).
Os títulos exibidos são obras nacionais fornecidas pelo site Programadora Brasil, que envia os títulos solicitados pelos responsáveis pelo projeto. Segundo Ricardo Lima, um dos executores do projeto Cine Mirante, houve até uma exibição sincronizada com o lançamento nacional. " Foi emocionante", conta ele que tem inúmeras ideias para manter em funcionamento a ideia.
Ricardo Lima, um dos executores do Projeto
O Cine Mirante tem espaço próprio, equipamento de ponta e muitas possibilidades. O público tem comparecido e ainda existe a ideia de fazer o cinema itinerante com sessões a serem exibidas nos bairros e até na zona rural. " O equipamento é de fácil manuseio e transporte que pode ser levado com facilidade a qualquer parte.", conta Ricardo que neste domingo exibiu curtas-metragens universitários que colocaram o público para pensar.
Dentre os títulos exibidos, somente obras nacionais. Além de levar ao público filmes que não ganham muito espaço no circuito aberto, a despeito de sua indiscutível qualidade, esta é também uma forma de acabar de vez com a ideia já ultrapassada de que no Brasil não se faz cinema de qualidade.
Em algumas sessões acontecem verdadeiros debates acerca do tema tratado nas obras. E as pessoas participam não só assistindo o filme, mas debatendo e mergulhando nos roteiros. Mais um motivo para exaltar as atividades do cine Mirante, uma vez que há adolescentes que lá estão todos os domingos e podem assim ter voz e esclarecimentos sobre os mais diversos assuntos.
Alguns do títulos do acervo já disponível
Dá gosto ver gente trabalhando em prol do coletivo. Dá gosto notar que ainda existe senso de comunidade e que Solange e Ricardo trabalham duro para não deixar a ideia morrer. 
Parabéns aos idealizadores do projeto e às pessoas que se esforçam para mantê-lo ativo.

NOTA: Para os que ficaram interessados em conferir, a agenda de exibições estará disponível no blog. Para a semana que vem, o filme a ser exibido será "Uma vida em segredo", baseado na obra de Autran dourado que conta a vida de Biela, uma humilde e tímida roceira que, após a morte do pai, se vê obrigada a deixar seu recanto e ir morar com parentes na cidade. O livro é comovente! 
Espero todo mundo lá! Domingo, 20:00h, na Biblioteca Municipal

Nenhum comentário: