02 junho 2011

COLEÇAO LAGEANA LANÇADA EM GRANDE ESTILO

Duda, Denilson, André, Elaine e Rosalvo . By Manu.
Já ensaiando para o ano do centenário da emancipação do Arraial da Laje, as comemorações pelos 99 anos de Resende Costa começaram em grande estilo no sábado, 28 de maio, com o lançamento da tão esperada Coleção Lageana - Um Olhar Sobre Resende Costa. A obra idealizada por Elaine Amélia Martins e Rosalvo Pinto traz uma parte de nossa história contada em textos do ativo Jornal das Lajes e foi prestigiada por muitas pessoas naquela noite de sábado.
O evento aconteceu no salão de festas do C&M e reuniu autoridades, autores, fundadores do Jornal das Lajes, simpatizantes, amantes das letras e apaixonados pela história de Resende Costa.

Denilson. By Manu.
Na abertura, Rosalvo Pinto, um dos autores do livro e peça essencial do projeto da Coleção Lageana, saudou o idealizador e fundador do Jornal das Lajes, Denilson Mata. 
Anos atrás, o jovem Denilson, então com 18 anos, sentiu falta de um meio de comunicação  entre a população e o poder público. Foi o que ele destacou em seu discurso." Era pra ser só um meio de o povo ter voz e hoje é uma coletânea que conta como registro histórico", disse ele surpreso com o alcance de sua ideia inicialmente despretensiosa.

Manu e Venâncio: jornalistas.
 Bastante exaltado também foi o esforço e o trabalho de Elaine Martins, principal responsável pelo projeto, por sua aprovação  e pelo lançamento. Em suas palavras, ela agradeceu aos colaboradores e enalteceu a importância do lançamento porque enfim foi criada, com o patrocínio do FEC (Fundo Estadual de Cultura), uma coletânea com registros que impedem que nossa história se perca. Registros que podem ser facilmente acessados por quem se interessar pelos fatos e pela memória da cidade. 
Também falaram no lançamento o presidente da AMIRCO, Eduardo Lara Coelho, o Duda e  André Eustáquio, do Jornal das Lajes, ambos enfatizando a importância do lançamento e da participação de tantas pessoas num só projeto.
O ambiente amistoso do evento foi brindado pelo coquetel que se seguiu ao lançamento. Foi um encontro de amigos acima de tudo. Mais que o lançamento de um livro.  Foi o lançamento de um livro escrito a muitas mãos. E mãos amigas umas das outras. 
Rosalvo Pinto, contando  um causo.
Janete (eu, no caso) e Evaldo, autores.
Foi também um evento de reencontros. De amigos que se vêem a todo momento, de amigos que não se viam há tempos. Tudo isso no bom ritmo e velho jeito mineiros. 
Parabéns aos responsáveis por esta realidade! E que Um olhar sobre Resende Costa se transforme em muitos olhares sobre Resende Costa!


BREVE NESTE POST DIVULGAÇÃO DOS POSTOS DE VENDA DO LIVRO!!!

Nenhum comentário: