12 julho 2010

Completamente rendida...


Não gosto de modinhas! Pfff! Irrita-me quando a massa só fala de determinada peça de roupa, comida, livro ou filme porque entendi faz tempo que a massa não se liga muito em qualidade. A massa, pelo contrário, vez em sempre, cisma com determinada coisa, sabe-se lá baseada em que, e faz de algo sem significado um sucesso estrondoso. Trocando em miúdos, a massa não é inteligente nem sabe discernir o certo do errado, o bom do ruim, o que tem conteúdo do que é absolutamente oco.
E pra que esse discurso quase político sobre a capacidade da massa? Uai, eu tenho que explicar a minha relação com o objeto da minha resenha. E foi o que senti em relação à saga Crepúsculo, que virou febre e assunto obrigatório em rodas de pessoas de todas as idades.
Torci o nariz, fiz cara feia, nem quis ver o filme e há pouco tempo sequer sabia que era baseado num livro. Também não tinha tido vontade de ler o livro, assim como nem olhei para a história do Harry Potter, cujo filme eu até cheguei a ver numa noite sem programa. Detalhe: não me acrescentou nada, apesar de os efeitos serem legaizinhos.
Foi por isso que quando minha amiga Kelly me disse que tinha comprado toda a saga Crepúsculo em perfeito estado num sebo mal prestei atenção. Peguei pra ver e alguma coisa me prendeu aos exemplares. Li o enredo (que eu mal conhecia) e me deu vontade de ler.
Ela me emprestou dois deles porque ainda não tinha lido os outros. Levei com certa ansiedade, quase apostando que não ia gostar. Mas queria começar logo, afinal um livro é sempre um desafio pra mim.
E depois desse preconceito todo, levei dois dias pra ler cada um deles. Literalmente devorei e fazia qualquer atividade mais que correndo pra poder voltar logo à narrativa de Bells.
Todo mundo já conhece a história, logo não preciso entrar nos detalhes. O que me impressionou, de fato, foi a capacidade de envolver da autora. Esse talento que um dia eu quero ter, porque por diversas vezes esqueci que era uma história fictícia e me senti a protagonista dessa narrativa cheia de sequências que, embora irreais, me parecem perfeitamente possíveis.
E fala de amor, o meu tema favorito! Com uma mocinha que transborda os conflitos da adolescência e a busca por respostas que ela nem sabe se existem em algum lugar. Só uma garota que tem coragem de enfrentar o que lhe mete medo, pra descobrir quem é (...pausa pra sentir inveja dela...).
Eu me rendi à saga e estou completamente refém da história. E até meio desesperada, eu acho, porque a tal amiga não deve ter terminado os outros volumes e eu terei que esperar pra continuar a ler. Isso apesar de apostar que darei um jeito de comprar ou pegar emprestado com outra pessoa pra poder ler logo.
Crepúsculo foi, com certeza, uma das minhas melhores surpresas! Envolvente, escrito em linguagem relativamente simples e de uma "cotidianidade"que espanta muito, uma vez que se trata de ficção.
Recomendo. Recomendo. Recomendo.
Pra quem quiser viajar na história, pra quem quiser ler um texto bem escrito, pra quem quiser se apaixonar, pra quem quiser esquecer o mundo. Recomendo principalmente pra quem duvida que pode ser bom. Eu duvidava e estou triste porque um dia a saga chega ao fim e não poderei mais usufruir do prazer de viver essa história.



PS: Mantenho minha decisão de não ver o filme. Vou ler tudo primeiro e depois resolvo. Rsrsrsrs.

Nenhum comentário: