03 julho 2010

Sem chuteiras!

Eu não ia assistir à Copa. Fiquei semanas me preparando para ignorar completamente o clima da torcida, o verde-bandeira espalhado pelas ruas. Eu sabia que seria difícil, mas eu tinha que fazer isso pelas minhas convicções.
Eu concluí tempos atrás que essa história de sediar copa e outras competições internacionais é a maior das incoerências. Porque apesar de dizerem que divisas são criadas, que o esporte é incentivado e que o país é visto de outra forma, ainda me parece absurdo e completamente idiota gastar bilhões pra construir ou reformar estádios, quando uma parcela considerável da população sofre pela falta do básico.
E, vejam bem, não sou contra o esporte. Entendo e aceito todos os benefícios diretos da prática e até louvo o fato de o brasileiro ter algo por que se alegrar (já que os motivos são mesmo escassos). Eu simplesmente me irrito demais com o que se ouve e com o que se vê pelas ruas em tempos de copa ou de preparação para ela.
A própria África do Sul é um grande exemplo disso. Sim, sim, a África do Sul deixou de ser tida como um país só de animais e passou a ser considerada capaz de muitas coisas. Ganhou visibilidade na imprensa internacional e não foi só pelas dificuldades por que passam seus habitantes. Mas e ós bilhões que foram gastos pra criar toda a infraestrutura da Copa de 2010? Será que sou só eu que pensa que esse dinheiro seria gasto melhor se tivesse sido usado pra melhorar a vida dos sul-africanos?
Foi por isso também que não recebi com tanto entusiasmo a notícia de que sediarremos as Olimpíadas de 2016, além da Copa em 2014. Porque segundo amigos cariocas, na época dos jogos panamericanos, o trânsito ficou bom, as ruas ficaram seguras e andar no Rio de Janeiro era uma tranquilidade só. Isso é bom? Claro que é! Mas só serve pra provar que, QUANDO querem as autoridades competentes (ou incompetentes, sei lá) fazem as coisas do jeito que devem ser feitas. E isso é de matar de raiva (deveria ser pelo menos) um cidadão que enfrenta o trânsito infernal num dia que não é de copa, nem de jogos olímpicos.
Pra ser sincera, eu confesso que não resisti bravamente e acabei assistindo a seleção. Depois que foi para as oitavas, resolvi que ia ver os jogos. Pffff! Além de achar tudo um gasto inútil, tive que ver o Brasil perder para a Holanda um jogo que estava praticamente ganho.
Ai ai ai! Da próxima vez, vou me isolar e boicotar completamente a Copa!Porque além de ficar irritada com tanto dinheiro gasto em coisa que não é prioridade, eu ainda tive que amargar a derrota.
Pra frente, Brasil! Pra frente, Pátria de chuteiras, mas sem educação, sem saúde e sem poder usufruir de seus direitos básicos!

Nenhum comentário: